Receita: Hambúrguer de Cebola Frita e a História do Hambúrguer nos EUA por George Motz
Não tem como começar a falar sobre a história do hambúrguer sem falarmos de como nasceu tudo lá na gringa. Recentemente tivemos a oportunidade de participar de um workshop com George Motz – uma das maiores referências hamburguísticas do mundo – juntamente com o pessoal do The Burger Map, de Santo André, e pudemos conhecer um pouco mais do “mapa do hambúrguer” lá nos EUA e um pouquinho da história e tradição por detrás de cada casa e receita tradicional.
O hambúrguer surgiu em meados do século XIII. Grande quantidade de imigrantes que partiam da alemã (especificamente de Hamburgo) em direção aos EUA trouxeram a tradicional receita do burger, que, primeiramente, recebeu o nome de “hamburg style steak” (bife ao estilo hamburguês). Veja abaixo um vídeo feito pela equipe do George Motz que ilustra um pouco toda essa história:
George Motz, em seu livro intitulado “The Great American Burger Book”, ensina as receitas tradicionais dos burgers de cada uma das mais de 100 hamburguerias visitadas ao redor de todo os EUA, e por aqui no BL (como somos muito legais!), vamos compartilhar uma delas com vcs – o Fried-Onion Burger – receita original de Oklahoma, um dos berços do tradicional Burger gringo, que até os dias de hoje ainda mantem suas raízes.
Então prepara a chapa, passa no mercado e anota tudo!
Receita: Fried-Onion Burger ou Hambúrguer de Cebola Frita
Ingredientes:
- Blend: 1kg de acém fresco 80/20
- Sal para temperar
- 2 cebolas grandes tipo Vidalia (é uma cebola americana mais doce, tem no mercado!), fatiadas beeeeem finas (tem que ficar translúcida de tão fina, viu?!)
- Queijo americano
- Pão de hambúrguer branco tradicional
Modo de Fazer:
• Pré-aqueça sua chapa ou frigideira em fogo médio, cobrindo a superfície com 1 ou 2 gotas de óleo (neutro)
• Carne: faça pequenas bolas de carne, mais ou menos do tamanho de uma bolinha de golf, coloque na chapa e tempere com sal
• Pegue uma boa quantidade da cebola fatiada e insira no centro (por cima) de cada bolinho de carne;
• Com a espátula, aperte cada bolinho para formar o hambúrguer, no estilo “smash” (mais fino). As cebolas devem estar bem fundidas à carne crua, vire somente após mais ou menos 5min ou até que uma umidade avermelhada seja formada na parte superior dos burgers;
• Vire o hambúrguer e adicione uma fatia de queijo. Deixe na chapa por mais 2 ou 2,5min e pronto! É so colocar no pão – não esqueça de chapeá-lo, hein?!
Agradecimentos: Heinz e The Burger Map, pelo convite tão enriquecedor! Valeuuuu! 👊
Nenhum Comentário
Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.